Conciliar um trabalho Full-Time com um Side-Hustle

Diogo Pires
Dezembro 2, 2023

Olá, amigos!

Hoje, vamos mergulhar num tema que é tanto desafiador quanto estimulante: como equilibrar um full-time job com um side-hustle e, eventualmente, transformar esse side-hustle no teu ‘dream job’. Mas antes de entrar nas dicas, quero partilhar convosco algo da minha própria experiência.

Desde que comecei a trabalhar que o meu full-time job é ser animador e produtor de rádio. No entanto, paralelamente, sempre tive outros projetos. Por estar constantemente a ter ideias que considero promissoras, nunca me conformei em deixá-las apenas nas notas do telemóvel. Algumas dessas ideias transformaram-se em negócios bem-sucedidos. E mesmo que nunca tenha planeado deixar a Rádio, quando os meus side-hustles exigiram mais atenção, formei pequenas equipas para ajudar no crescimento destes projetos, colmatando as necessidades que iam surgindo por não abdicar do tempo que dedico ao meu full-time job. É assim que hoje gerencio uma agência digital, uma agência de ghostwriting, o meu negócio de voice overs e que continuo a escrever e a tirar das notas do telemóvel outras ideias.

Mas como podes começar a trabalhar no teu ‘dream job’ como um side-hustle e eventualmente transformá-lo num full-time job? Das centenas de horas de vídeos e podcasts que consumi e de todos os livros de empreendedorismo e produtividade que li até hoje, aqui vão algumas dicas:

1. Identifica a tua paixão: O primeiro passo é identificar o que realmente te apaixona. Pode ser algo que já fazes como hobby ou uma nova área que sempre quiseste explorar. O importante é que te motive a investir tempo e energia fora do teu trabalho principal.

2. Começa pequeno, mas começa: Não precisas de grandes investimentos ou mudanças radicais para iniciar. Começa pequeno, mas dá o primeiro passo. Pode ser criar um website, abrir uma conta nas redes sociais para o teu projeto, ou simplesmente começar a oferecer os teus serviços a conhecidos.

3. Organiza o teu tempo: Um dos maiores desafios é gerir o tempo. É o único ativo que não podes fazer crescer. O dia tem 24 horas e há de sempre ter. Estabelece horários específicos para te dedicares ao teu side-hustle. Podem ser algumas horas à noite ou durante o fim de semana. A consistência é fundamental.

4. Não tenhas medo de delegar: Conforme o teu side-hustle cresce, considera (e faz contas para) formar uma pequena equipa. Quando me dedico verdadeiramente a um side-hustle, o meu objetivo inicial é fazê-lo chegar a um patamar em que gera receita suficiente para me permitir contratar. Delegar tarefas permite que te concentres nas áreas em que és mais forte, além de ajudar no crescimento do negócio.

5. Ouve e adapta: Está atento ao feedback dos teus clientes e adapta o teu negócio conforme necessário. Esta capacidade de resposta rápida é uma das grandes vantagens dos side-hustles (e das startups, no geral).

6. Prepara-te para a transição: Se o teu objetivo é transformar o teu side-hustle em full-time, planeia cuidadosamente essa transição. Isso pode incluir poupar dinheiro, investir mais no negócio, ou gradualmente reduzir as horas no teu trabalho atual.

7. Uma dica extra: este vídeo do Oliur – youtuber que publica regularmente conteúdo sobre finanças, negócios e tech – sobre algumas das skills mais bem pagas no mundo, hoje. De alguma delas pode partir o teu próximo side-hustle.

Equilibrar um full-time job com um side-hustle não é uma tarefa fácil, mas é incrivelmente recompensador. Permite-te explorar novas áreas, desenvolver skills e, quem sabe, encontrar o caminho para o teu ‘dream job’. O mais importante, MESMO, é nunca te esqueceres de te divertires neste processo!

Até à próxima Nata, onde continuaremos a partilhar ideias, estratégias e inspirações para o nosso crescimento pessoal e profissional!

Let me offer you a -10% COUPON!
For what email should I send it?