Falhei. Deixem-me explicar…

Diogo Pires
Janeiro 31, 2024

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá amigos 👋

Hoje quero recomendar-vos um livro que ando a ler e um podcast que não consigo parar de ouvir. Vão ser recomendações para vocês, empreendedores que têm noção da importância de saber comunicar bem! Mas primeiro, gostava que me acompanhassem aqui num raciocínio…

Alguma vez deram por vocês a “beliscarem-se” por saberem que estão a falhar, mas a vida está a chegar-vos tão depressa que dão-se o privilégio de a usar como desculpa?

Nesta edição da Nata quero falar-vos de uma reflexão que fiz por estes dias…

Parece que o ano está a começar agora, aqui no Clube da Nata… tirando a edição que vos enviei no primeiro fim-de-semana do ano, cá estamos! Janeiro foi este tal mês em que me foi parecendo que a vida me estava a chegar a uma velocidade superior àquela à qual eu a conseguia receber.

Resumidamente: coorganizei um meet up de podcasters no Porto e lá partilhei um kit de ferramentas para quem se está agora a lançar no podcasting, dei aulas todos os fins-de-semana, iniciei conversações com uma universidade para lecionar uma cadeira por lá (e confesso que estou muito entusiasmado com isto), estive em direto na rádio todos os dias, finalizei o MVP de um negócio que vou lançar no primeiro trimestre do ano, comecei a trabalhar noutro para lançar mais à frente e ainda fechei a ideia macro do que será a segunda temporada do Manual de Boas Ideias.

Se pelo meio me fui lembrando que vos tinha on-hold? Lembrei, sim. E nestes dias em que parei para refletir, passei de nível no que toca a autoconhecimento. Vou partilhar convosco a conclusão a que cheguei.

Da mesma forma que, durante muitos anos, não soube dizer “NÃO” a propostas pouco interessantes ao longo da minha carreira, ou a amigos que pediam favores maiores do que a disponibilidade que tinha nessas alturas… hoje dou por mim a não saber dizer “NÃO” a mim mesmo. Tenho demasiadas ideias, quero estar em demasiados lugares e, com isto, estou a desenvolver uma incapacidade de me estabelecer por um tempo prolongado na mesma coisa. Ou seja, quero despegar-me daquilo que estou a fazer mais depressa do que o necessário para que aquele investimento de tempo não tenha sido em vão. Faz-vos sentido isto? Já se viram neste lugar mental? Dizem que é uma coisa da Gen Z…

Estar consciente disto foi um trigger enorme para me começar a arrumar mentalmente. Hoje tenho uma gaveta (real) com ideias para mais tarde materializar. Ou não! Vou apenas precisando de as tirar da minha cabeça para me permitir voltar ao que estava a fazer antes. Depois digo-vos se isto resultou.

Serve este email também para partilhar convosco o regresso das edições regulares do Clube da Nata! Tenho uma série de páginas criadas no Notion com temas à espera do texto que lhes hei de escrever, para depois vos fazer chegar insights, histórias e ferramentas sobre empreendedorismo, negócios e produtividade todas as semanas.

Para que esta edição da Nata não tenha sido apenas uma sessão de terapia partilhada convosco, deixo-vos o título de um livro que comecei a ler e de um podcast que ando a ouvir com atenção.

O livro que vos recomendo lerem é “O Acelerador de Carreiras” da Mafalda Rebordão e da Sara Aguiar. Os nomes soam-vos familiares? Sinto que volta e meia e estou a falar-vos delas. Foram duas convidadas na primeira temporada do Manual de Boas Ideias e neste livro surgem com a promessa de partilhar connosco “a fórmula que nos leva onde queremos chegar”. Farei a minha review quando acabar de ler. Para já, no ponto do livro em que estou, posso seguramente recomendar-vos a leitura.

O podcast que tenho andado a ouvir por estes dias chama-se “Bem Fala Quem Está de Fora”, da autoria de uma das coorganizadoras do meet up de podcasters que realizamos no Porto há duas semanas, a Daniela Crespo. Conheci-a umas semanas antes do meet up, por intermédio da Ana Xavier (também coorganizadora do evento no Porto) e estou fã do podcast. A Daniela é coach de comunicação e este podcast tem sido uma lufada de ar fresco, assim como um lugar para aprender sobre o que todos fazemos nas nossas interações: comunicar. O podcast está quase a chegar aos 100 episódios por isso, não vos faltarão boas conversas e ensinamentos constantes!

Diria que por hoje… é isto! Acompanhem-me no Instagram e no Linkedin, tenho andado a colocar mais frequentemente em ambos.

Até à próxima Nata!
Diogo

Let me offer you a -10% COUPON!
For what email should I send it?