Como lançar um podcast em 5 passos

Criar um podcast pode parecer uma tarefa assustadora, mas com as ferramentas e os conselhos certos pode ser relativamente fácil publicares o teu primeiro podcast! Neste guia reuni as informações necessárias para começares, desde a escolha de um tópico até a gravação e publicação do teu podcast. Portanto, não tenhas medo de dar o primeiro passo – podcasts são uma ótima maneira de compartilhar seus pensamentos e ideias com o mundo (para além de que, neste momento, nada está mais na moda que criar um podcast)!

1. O que é um podcast e por que devo iniciar um

Resumidamente, «podcasting é um tipo de transmissão de áudio que permite compartilhares os teus pensamentos e ideias com o mundo». A melhor forma de explicar o que é um podcast talvez seja… É como uma série, mas apenas através de áudio. Isto se não quiseres juntar-lhe vídeo… aí tecnicamente estaremos a falar de um videocast. Mas adiante! Isto pode ser feito entrevistando pessoas ou falando em nome próprio e é ótimo para todos os tipos de tópicos. Entre os mais populares nas plataformas de podcasts estão política, negócios e estilo de vida.

Há muitas razões pelas quais iniciar um podcast pode ser uma boa ideia. Lançar um podcast é uma ótima maneira de construir ligações com outras pessoas num determinado nicho, compartilhares os teus pensamentos e ideias com o mundo e, se tiveres sucesso, ainda pode tornar-se numa forma de ganhares dinheiro com teu conteúdo. É também um meio muito íntimo – as pessoas costumam ouvir podcasts enquanto conduzem ou enquanto treinam.

2. Escolher um tópico

Quando se trata de escolheres um tema para o teu podcast, as possibilidades são infinitas. Mas é importante escolher um tópico pelo qual te interesses verdadeiramente ou no qual tenhas experiência, para que possas publicar conteúdo interessante e valioso para os teus ouvintes. Podes pensar nos tópicos sobre os quais falas com mais frequência no teu dia-a-dia ou nas coisas que mais te interessam.

Outra coisa a ter em mente na altura de escolher um tema: o teu público-alvo. Que tipo de pessoas esperas alcançar com teu podcast? Depois de teres uma ideia geral do tópico sobre o qual queres falar, faz uma pesquisa para ver se já existe um podcast sobre o mesmo assunto. Entre os 2.4 milhoes de podcasts publicados (dados de 2022, Apple) algum deve ser tal como tinhas imaginado o teu. Por isso, em vez de procurares ser único no tema, por que não tentares criar um ângulo diferente que fará com que o teu podcast se destaque dos demais?

2a. Exemplos de tópicos

Aqui estão alguns exemplos de diferentes tipos/tópicos de podcasts:

Podcast de story-telling: este tipo de podcast geralmente baseia-se numa conversa pessoal e íntima, contada por uma pessoa (alguns exemplos populares incluem o “FUSO” de Bumba na Fofinha ou o “ask.tm” de Pedro Teixeira da Mota).

Podcast político/social: este tipo de podcast é, normalmente, baseado em eventos e política atuais e pode conter conversas com convidados ou opinião pública (alguns exemplos populares incluem “Pod Save America” dos antigos assessores de Barack Obama ou “Deixar o Mundo Melhor” de Francisco Pinto Balsemão).

Podcast de negócios/tecnologia: este tipo de podcast geralmente apresenta entrevistas com profissionais de negócios (alguns exemplos populares incluem o meu “Manual de Boas Ideias”, ou “StartUp” da Gimlet).

Podcast de estilo de vida: este tipo de podcast é geralmente conduzido por coaches profissionais, psicólogos, especialistas em saúde e bem-estar ou outros profissionais que fornecem conselhos de vida (alguns exemplos populares incluem “How to Be a Better Human” da TED ou “On Purpose” de Jay Shetty) .

Como podes ver, existem muitos estilos diferentes de podcasts por aí, podes escolher o tipo que melhor se adequa à tua personalidade, ou ir por outro caminho completamente diferente!

3. Gravar o podcast

Quando estiveres pronto para começar a gravar o teu podcast, vais ter que decidir o formato e a estrutura dos episódios. Será uma entrevista ou vais falar sozinho/a? Será estruturado como uma discussão entre várias pessoas ou cada episódio será uma história independente?

Depois de decidir o formato dos episódios, está na hora de gravares o teu primeiro episódio! Isso pode ser feito de várias maneiras, dependendo do teu orçamento e das tuas preferências, claro. Se tiveres um laptop e acesso a um microfone, podes gravar facilmente usando um software gratuito como o Audacity. A partir daí, podes sempre escalar para algo mais profissional.

Se não conheces, eu sigo um canal no Youtube (“Becki And Chris”) onde publicaram um vídeo com um guia sobre “Como começar um podcast de forma FACIL”. Se quiser ver, está aqui!

4. Publicar o podcast

Depois de gravares o teu primeiro episódio, é hora de publicá-lo! Isso pode ser feito de várias maneiras, mas a opção mais popular é usar um serviço de hosting de podcasts, onde irás armazenar os teus episódios online. Esta é uma ótima opção se não tiveres o teu próprio site ou se não quiseres lidar com o incómodo de carregar e gerires os teus próprios arquivos (além de que, atualmente, com a quantidade de plataformas de podcasts que existem, é difícil garantires que estás em todas se não tiveres um serviço de hosting que faça essa distribuição por ti).

Existem vários serviços de hosting de podcasts disponíveis, mas o mais popular é o Anchor, do Spotify. Por lá consegues armazenar e distribuir os teus episódios pelo Spotify (claro), pela Apple Podcasts (anteriormente conhecido como iTunes), Google Play Music, Stitcher, entre muitos outros.

Quando publicares o teu podcast é importante lembrares-te de que os mecanismos de pesquisa não podem aceder aos teus arquivos de áudio. Por isso, é mais provável que as pessoas encontrem o teu podcast se tiverem palavras-chave no título ou na descrição dos episódios. Deves fazer um SEO básico para cada episódio, incluindo palavras-chave no título e descrição dos epsiódios.

Depois de publicares o teu primeiro episódio, vamos atrás desses ouvintes! E qual a melhor era para conquistar novos ouvintes se não aquela em que vivemos, com acesso gratuito a redes sociais… Ahhh… Podes (deves) partilhar o link do teu podcast com amigos e familiares ou experimentar algumas técnicas de marketing digital, como anúncios no Facebook ou Twitter (boa sorte 😉).

5. Fazer DINHEIRO 🤑 🤑 🤑 com o teu podcast

Existem várias maneiras diferentes de ganhar dinheiro com podcasts, mas a opção mais popular é através de patrocínios. Nada de novo, mas ainda assim… Patrocínios são uma forma de publicidade em que, geralmente, uma empresa paga para mencionares o seu produto ou serviço no teu podcast. Isso pode ser feito de várias maneiras, como incluir um pequeno anúncio no início ou no final de um episódio ou mencionar o nome da marca durante o programa.

Outra maneira comum de ganhares dinheiro com podcasts é vendendo produtos ou serviços aos teus ouvintes. É arrojado, mas pode resultar! Pode incluir coisas como oferecer conteúdo exclusivo aos teus subscritores de Patreon ou vender produtos digitais como e-books e cursos.

Por fim, também podes monetizar o teu podcast fazendo parcerias com outras marcas. Isso pode envolver coisas como marketing de afiliados, onde tu promoves um produto ou serviço de outra empresa e recebes uma percentagem das vendas. Por exemplo, podes promover um curso online no teu podcast e enviar ouvintes para o site da empresa para comprá-lo.

No que diz respeito a ganhar dinheiro, existem muitas maneiras de fazê-lo com podcasts! Lembra-te de que é preciso tempo, esforço e paciência para desenvolveres o teu podcast e que é importante analisar todas as opções disponíveis. Mas sobretudo, precisas de audiência… e isso consegue-se com todos os tópicos anteriores.

Boa sorte!

Let me offer you a -10% COUPON!
For what email should I send it?