Qual foi o maior desafio dos vossos negócios?

Diogo Pires
Fevereiro 25, 2024

Olá amigos 👋

Nesta edição do Clube da Nata, vamos mergulhar num tema que nos toca a todos… a nós que queremos erguer os nossos própiros negócios: os desafios iniciais de abrir uma empresa. E para tornar esta conversa mais próxima e real, vou começar com a minha própria experiência.

Quando decidi transformar uma das minhas paixões num negócio – a KODEA, – o maior obstáculo não foi encontrar clientes ou definir o produto, até porque a KODEA é o upgrade do meu freelancing gig enquanto web developer… O maior desafio foi, sem dúvida, navegar no complexo mundo do sistema fiscal. Sim, essa loucura de legislações, obrigações e prazos pode ser intimidante. Mas, acreditem, é superável!

Agora, gostava de ouvir de vocês:

  • Qual foi o maior desafio que enfrentaram nos primeiros meses após abrir (ou pensar em abrir) a vossa empresa?

Acredito piamente que, ao trocarmos experiências, não só nos fortalecemos como também desbravamos algum caminho para os próximos empreendedores que se encontrem no capítulo da história em que nós estamos agora. Portanto, não hesitem em enviar as vossas histórias, dúvidas, ou até mesmo dicas para superar estes obstáculos iniciais. Continuando…

Um dos meus traços de personalidade é querer sentir que controlo qualquer situação em que estou envolvido. Avançar com um negócio num universo fiscal que desconheço e do qual, pelas pesquisas feitas online, não creio ter ficado 100% informado… foi o “maior risco” que aceitei correr no meu primeiro negócio.

Aqui vão algumas dicas rápidas para enfrentar o desafio do sistema fiscal:

  1. Eduquem-se: Antes de mais nada, invistam tempo em entender o básico. Há muitos recursos gratuitos online que podem ajudar. O site do doutorfinanças tem um artigo que explica, na generalidade, as obrigações fiscais de uma empresa. A cegid publicou também um calendário fiscal para empresas que pode ser útil.
  2. Escolham um BOM contabilista: Pode ser o vosso melhor amigo, especialmente nos primeiros anos do vosso negócio, como também pode arruinar o que estão a tentar fazer certinho. Há muitas “letras pequenas” que não podem ser ignoradas e conselhos que só um profissional hábil sabe dar a jovens empreendedores nos primeiros meses/anos de vida de uma empresa. Não procurem o contabilista mais barato, procurem o que vos deixa mais confortável e seguro de que irão cumprir com todas as obrigações.
  3. Organizem-se: Mantenham um registo meticuloso de todas as vossas transações financeiras desde o início. É chato? É, muito. Mas até que possam empregar alguém para o fazer por vocês, somebody has do it.

É possível que os vossos maiores desafios sejam outros que não os mesmos que os meus. Na hora de se lançarem como empresários, a full-time ou como side-hustle, há uma série de questões a ponderar.

Quero partilhar convosco o vídeo de uma ex-contabilista que trabalhou na banca de investimentos e que, agora, tem um dos canais mais úteis que encontrei no Youtube. Chama-se Nischa e, neste vídeo que agora partilho convosco, percorre algumas “verdades” sobre o que é isto do Empreendedorismo. Vejam!

Lembrem-se: cada desafio é uma oportunidade de crescimento. Mesmo os obstáculos burocráticos mais aborrecidos podem ensinar-nos a sermos mais organizados, pacientes e resilientes.

Uma vez mais, convido-vos a responderem-me a este email com a resposta à questão que vos lancei:

  • Qual foi o maior desafio que enfrentaram nos primeiros meses após abrir (ou pensar em abrir) a vossa empresa

🔌 Notas finais:

  • Manual de Boas Ideias vai voltar! Subscreve o podcast no Spotify ou na Apple Podcasts para não perderes a segunda temporada. Vai ter convidados e histórias INCRÍVEIS! Just sayin’…
  • Fiz uma lista com 7 livros para “o sucesso”. Vê as minhas recomendações no meu Instagram.

Até à próxima Nata! Onde continuaremos a partilhar ideias, estratégias e inspirações para o nosso crescimento pessoal e profissional. Mantenham-se curiosos e, acima de tudo, divirtam-se nesta jornada empreendedora!

Diogo

Let me offer you a -10% COUPON!
For what email should I send it?