Tech

Costumam chamar-me geek, é uma adjetivação que já adotei. Uso tecnologia em tudo o que faço e procuro estar constantemente a par das últimas novidades e incluí-las no meu dia-a-dia. Porque estou constantemente a receber mensagens de amigos que pedem que lhes sugira gadgets “para isto e para aquilo”, decidi criar esta página que, no fundo, é um inventário da tralha que uso para trabalhar.

Voice Over

Microfone

O microfone que uso para todas as minhas locuções é o Neumann TLM 103. É uma referência na indústria audiovisual como um entry-level para estúdios de produção profissionais. Usar um microfone como o Neumann TLM 103, a par com um bom pre-amp e uma sala acusticamente bem tratada, permite-me estar seguro da qualidade de som que entrego aos meus clientes e parceiros.

Headphones

Na cabine, gosto de estar o mais confortável possível. Por isso não abdico de bons headphones, que sejam confortáveis ao toque e com um som realístico face ao que está a ser gravado. Os Beyerdynamic DT 770 PRO são a minha escolha para monição dentro da cabine, enquanto estou a gravar.

Monitores de Estúdio

Tal como ter bons headphones na cabine é essencial, ter monitores (colunas) de estúdio que não alterem o som, o mais flat possível) é um must-have. A minha escolha foi um par da Presonus Eris E5, são monitores ativos de near-field.

Interface áudio

Ter um bom microfone pede que se tenha uma cadeia de som de qualidade para assegurar que o sinal que entra no DAW (software de gravação/edição) faz justiça àquele que é captado analogicamente. Por isso, optei pela gama de interfaces da Universal Audio. O som do meu microfone entra diretamente numa Universal Apollo Solo (a mais elementar das interfaces da UA com processador Unison).

Pre-amps / Channel Strip

Tirando partido da tecnologia Unison da Universal Audio, o sinal captado pelo microfone é trabalhado por pre-amps de referência na indústria de voice-over. Dependendo da finalidade da locução, os pre-amplificadores que uso são os plugins da UA que simulam o som do Avalon VT-737 Tube Channel Strip ou o clássico SSL 4000 E Channel Strip. No fim da mistura, uso o compressor da Empirical Labs Distressor.

DAW / Software de gravação e edição

Sou apologista do método KISS (keep it stupid simple). Sou utilizador do Adobe Audition desde o tempo em que a interface parecia uma adaptação barata do Windows 95, por isso, para quê mudar hoje? Claro que uso a versão mais atual do Adobe Audition CC, moderna e capaz de trabalhar o som em todas as suas vertentes, mas a “arrumação” da tela é a mesma desde sempre, continuo a conhecer os “cantos à casa”.

Computador

Desde 2021 que a máquina que está no centro de tudo o que gravo é um Mac Mini M1. Um computador desktop robusto, com velocidade de processamento bastante rápido e que me permite estar a receber o som captado na cabine, gravá-lo num DAW (software de gravação/edição) e, por vezes, enviá-lo em tempo real para um estúdio do outro lado do mundo, de onde também estou a receber o vídeo do anúncio para encaixar nele a minha voz.

Everyday Life

Headphones

Deram-me a testar o novo modelo da AIAIAI porque, diziam, ia ser revolucionário para o meu trabalho diário. Isto porque os TMA-2 Studio Wireless + vêm com um transmissor wireless com 16 milissegundos de latência. Perfeito para muitas utilizações em estúdio, em performance, mas não chega para quem trabalha com a voz. Uma escuta com latência de 16ms ainda me faz confusão quando estou ao microfone. Não serviram para o dia-a-dia na rádio ou na cabine, mas são muitas vezes a minha escolha para ouvir música casualmente e ver vídeos na net.

Headphones

Sim, outros headphones. Estes foram os meus primeiros headphones bluetooth com cancelamento ativo de ruído e, até agora, os últimos. A popularidade dos Sony WH-1000xm4 é perfeitamente justificada, estes headphone são uma besta! Estes são os meus go-to headphones para viagens, para chamadas, para procurar a minha bolha de silêncio no meio do caos. Têm uns graves reconfortantes. Recomendo 1000x!

Relógio

O meu relógio de todos os dias é o Apple Watch SE 44mm. Foi-me oferecido num aniversário e, durante as primeiras semanas, achei que não lhe iria dar assim tanto uso como isso. Hoje, tal como comecei por dizer, é o meu relógio de todos os dias. Já não passo tanto tempo a olhar para o ecrã do telemóvel com receio de ter perdido alguma mensagem, algum email. É muito útil para garantir que não me torno sedentário — o raio do relógio lembra-me de me levantar umas 5 a 6x por dia.

Telemóvel

Faço parte da tribo iPhone. Comprei em 2020 um iPhone 12 128GB e ainda suporta bastante bem as tarefas diárias que realizo nele. Há pouco a dizer sobre o iPhone que ainda não tenha sido dito, por isso, deixo o link da review que, na altura, me convenceu a comprar este modelo.

Let me offer you a -10% COUPON!
For what email should I send it?