Vencer os nossos medos

Diogo Pires
Novembro 18, 2023

Olá, amigos!

Hoje, quero falar-vos sobre um tema que nos toca a todos de alguma forma: vencer os nossos medos. E que melhor forma de fazer isso do que partilhar uma experiência recente que, para mim, foi um verdadeiro confronto com os meus próprios receios?

Esta quinta-feira, tive o privilégio de subir a um dos palcos da Web Summit, onde moderei uma talk com um convidado extraordinário: Andrew McAfee, professor e investigador do MIT, autor do livro “The Geek Way”. Um livro que explora como as empresas que adotam uma filosofia geek – focada em velocidade, responsabilidade, ciência e abertura – têm um potencial enorme para alcançar resultados impressionantes.

Quando recebi o convite, há umas semanas, pensei imediatamente em recusar. E se não tivesse tempo para ler um livro de mais de 300 páginas (tema central da talk que iria apresentar) até à data do evento? E se no dia não me sentisse confiante no meu inglês? E se aquela sensação de tremor com que fiquei quando recebi o convite significasse que aceitar isto era um passo maior que a perna? E se…? Caramba, era uma oportunidade brutal para crescer! Aceitei dois minutos depois de me passarem estas questões todas pela cabeça, porque acreditei que tudo isto era eu a rejeitar sair da minha zona de conforto.

Para mim, estar num dos palcos da maior conferência europeia de tecnologia e empreendedorismo representou mais do que uma oportunidade profissional. Foi um desafio pessoal e uma meta atingida muito antes do que esperava. Confrontar-me com este “medo”, o de conduzir uma conversa numa plataforma tão prestigiada, foi uma experiência e tanto!

Um registo da talk desta quinta-feira, no palco Booksummit da Web Summit.

E aqui reside a essência da nossa jornada enquanto empreendedores e seres humanos: enfrentar os nossos medos, muitas vezes, leva-nos a alcançar conquistas inesperadas. A lição que trago da minha passagem pela Web Summit neste ano é que, quando abraçamos os nossos medos, abrimos a porta para oportunidades que nem sequer sabíamos que existiam.

É engraçado como a filosofia de “The Geek Way” ensina-nos uma coisa valiosa: a importância de sermos rápidos a testar(-nos), sentir a responsabilidade e agarrá-la, sermos factuais e ao mesmo tempo abertos nas nossas abordagens. Estes princípios são cruciais não só no mundo dos negócios, mas também na nossa jornada pessoal de superação e crescimento.

Portanto, pergunto-vos: quais são os medos que estão a impedir-vos de alcançar o vosso potencial máximo? Tal como as empresas que seguem as normas de “The Geek Way”, também nós podemos redefinir os nossos limites e transformar os nossos maiores medos em trampolins para o sucesso.

Agora, ao escrever a frase que deixei a negrito acima, lembrei-me uma vez mais da conversa fantástica que tive com a Mafalda Rebordão (Google) e com a Sara Aguiar (Procter & Gamble, ex-Amazon) no Manual de Boas Ideias. Elas, duas jovens empreendedoras super bem sucedidas, levantaram-nos esta questão. Deixo-vos o link do episódio para que vão ouvir se se sentirem no mood para tal.

Lembrem-se: enfrentar um medo não significa que ele desapareça instantaneamente. Significa que aprendemos a agir apesar dele. E muitas vezes, isso é mesmo tudo o que precisamos para dar o próximo grande passo.

Obrigado pelo feedback ao episódio desta semana do Manual, com o Pedro Freitas (O Poeta da Cidade) e pelas respostas às edições anteriores desta newsletter. Cresço convosco!

Até à próxima Nata!
Diogo

Let me offer you a -10% COUPON!
For what email should I send it?